A vaca parece bem, mas e se não estiver?

Vacas são animais estoicos, ou seja, animais que instintivamente, tendem a esconder os sinais de que estão doentes ou com dor. Tais comportamentos se dão devido a sua história evolutiva, onde os animais predadores caçavam os animais mais fracos do rebanho. Logo, como uma estratégia de sobrevivência, desenvolveram a capacidade de suportar mais dor, ou melhor, esconder os sinais clínicos para que não fossem caçadas pelos predadores. Atualmente não temos mais predadores caçando as vacas, mas seus comportamentos continuam. 

Neste post vamos mostrar como o sistema de monitoramento da Cowmed pode auxiliar a identificar os animais que estão com alguma alteração de comportamento indicando que algo de errado pode estar acontecendo e que nós, pessoas, ainda não somos capazes de perceber.

Durante a sua vida nas propriedades, não são poucos desafios que as vacas enfrentam, apesar de todos os esforços que são feitos para fornecer um ambiente com conforto térmico, uma cama boa ou melhores condições no terreno para chegar até a pastagem, além de ofertar dietas equilibradas e disponibilizar grande parte do tempo diário a elas.


Como o sistema de monitoramento Cowmed funciona?


Ele funciona monitorando as vacas 24 horas por dia, gerando um padrão comportamental para cada vaca do seu rebanho, quando esse padrão sofre alteração, algo está acontecendo com ela, no caso de uma vaca estar reduzindo seu consumo ou sua movimentação, vemos no gráfico uma diminuição da atividade e ruminação, gerando assim um status de saúde, o primeiro que será recebido, será o status de desafio. 




Esse gráfico retrata o primeiro status de saúde, animal em desafio, isso se dá quando ocorre alguma alteração do comportamento da vaca. Nesse status é interessante uma intervenção mínima, ou seja, observar ela de longe, como se comporta comendo, se o escore de fezes e escore de rúmen está normal, se a produção de leite teve queda, como está o escore de locomoção.  Se ela não está mancando ou possui alguma lesão no casco e caso exista uma piora no quadro o dessa vaca, ela alertará para observação e grave, nesses casos necessitando de uma intervenção maior.


A vaca está em desafio e está ruminando, o que pode ser?


O sistema da Cowmed monitora as vacas 24 horas, quando uma vaca diminui a ruminação ou atividade não significa que ela parou de ruminar, consumir ou se movimentar, mas que está ruminando menos, consumindo ou caminhando menos e isso pode ocorrer por vários motivos, como:

No exemplo abaixo temos um gráfico comportamental de uma vaca diagnosticada com problema de casco. Animais com tal enfermidade sentem dor e se movimentam menos, o que pode influenciar diretamente no comportamento de consumo. No gráfico, dá para perceber o aumento do ócio, linha azul, e uma diminuição da ruminação, em verde. Em análise visual na fazenda foi possível efetuar uma análise do que estava acontecendo com este animal e gerar um diagnóstico.





Foto tirada no dia 07/02 mostrando pequena lesão no casco em vaca com status desafio.


Possíveis causas

Neste caso em específico pode-se observar como causa da alteração comportamental o problema de casco. Existem uma série de outros fatores que podem causar essas sutis interferências no bem-estar dos animais. Como por exemplo:


  • Vacas com cetose, esta pode ser clínica ou subclínica, visto que animais que se encontram    com concentração de corpos cetônicos no sangue elevada podem reduzir o consumo.
  • Vacas cansadas após o cio, devido à alta atividade e muitas vezes sentem até dor localizada pelas frequentes montas.
  • Vacas com estresse térmico.
  • Vacas que são trocadas de lotes e sofrem com a adaptação por dominância de outros animais.
  • Vacas que são secas, mudam de lote, muda o ambiente e muitas vezes sentem dor na glândula mamária pelo acúmulo de leite.
  • Vacas que tiverem aplicação, sejam de vacinas ou medicamentos.
  • Vacas que passaram por manejos nos dias anteriores.
  • Vacas que tiveram a dieta alterada.
  • Vacas que estão com dor ou inflamações diversas.


IMPORTANTE!!!


É importante sempre ficar atento aos animais que estão na listagem de desafio e relacionar com os manejos e o ambiente da fazenda, pois, algum desconforto essa vaca teve, seja por um dia chuvoso e que molhou a dieta e que ela não comeu como deveria, em casos de vacas pós-parto uma possível cetose subclínica, ou ainda o início de algo mais grave, como uma tristeza parasitária bovina ou uma pneumonia.

O status desafio é o primeiro grau de alerta que a vaca está ficando doente ou algo está fazendo com que ela não expresse todo seu potencial. Afinal um atleta estar competindo, não significa que ele está vivendo o seu auge. As vacas também são assim, além de serem animais que se preparam para esconder a dor, dificultando para nós, a identificação de enfermidades.


Clique aqui e peça já seu orçamento.





Fontes consultadas:

OLLÉ, M. A. et al. Animal welfare and pain – a review on behavioural changes in cattle. Archivos de Zootecnia, Pelotas, v. 70, n. 270, p. 214-222, 15 abr. 2021. Disponível em: https://www.uco.es/ucopress/az/index.php/az/article/download/5474/3441. Acesso em: 04 mar. 2022.

Nathan Pitter Pieta Biavatti

Analista De Customer Sucess

Estudante de Medicina Veterinária.